Os 10 melhores programas de MBA do Canadá

Os 10 melhores programas de MBA do Canadá

Este ranking é o resultado da pesquisa de opinião realizada pela revista de economia e negócios Canadian Business e o Instituto Rogers Consumer que, entre o final de 2016 e o começo de 2017, entrevistaram 1000 graduados de MBA, além de estudantes universitários, pais, professores, profissionais de recursos humanos e recrutadores corporativos para reunir impressões sobre os programas de MBA das universidades canadenses. Muitos desses programas já vêm atraindo grande número de estudantes brasileiros. A excelente reputação internacional dessas universidades é um dos principais fatores. O outro, sem dúvida é o preço, muito inferior ao dos programas americanos. 

Melhores programas em ordem decrescente (os preços indicados no texto são em dólar americano):

10. Ted Rogers School of Management, Ryerson University – Toronto, Ontário.

Duração integral do programa: 12-16 meses

Custo total do programa: $26,000

Com algumas das taxas mais baratas, a Ted Rogers oferece duas opções: o programa MBA Global o MBA em Gestão de Tecnologia e Inovação. Graças a este último, o a Ted Rogers este ano desbancou o programa da John Molson School of Business, Concordia University, de Montreal, Quebec, sempre cotado como um dos melhores do país, e também um dos mais tradicionais, criado há 35 anos. O programa da John Molson dura de 16 a 24 meses, e também custa $26,000

9. DeGroote School of Business, McMaster University – Burlington, Ontário.

Duração integral do programa: 16–28 meses

Custo total do programa: $60,000

Esse programa tem uma vantagem sobre os demais: ele é o único que oferece aos estudantes três termos de estágio cooperativos de quatro meses durante seus 28 meses de duração. Esses estágios permitem que os participantes obtenham mais conhecimentos práticos e uma melhor percepção do ambiente de trabalho, e sem dúvida já abre várias portas…

8. Alberta School of Business, University of Alberta – Edmonton, Alberta

Duração integral do programa: 16-20 meses

Custo total do programa:  $50,000

Com seis opções de especialização, este é outro programa que oferece aos alunos a oportunidade de trabalhar direto com uma empresa ou organização. Nesse caso, os participantes se envolvem na análise e na proposta de solução para uma dificuldade estratégica do cliente.

7. Smith School of Business, Queen’s University – Kingston, Ontário.

Duração integral do programa: 12 -18 meses

Custo total do programa: $66,400 a 100,00, dependendo do programa

A Smith School of Business oferece um programa intensivo e ininterrupto de um ano, que beneficia os novos graduados porque os  coloca no mercado de trabalho mais cedo do que outros MBAs. Os alunos podem se especializar em áreas como consultoria, empreendedorismo ou finanças, ou  ainda fazer programas conjuntos com outras faculdades da universidade Queen, acrescentando um mestrado em finanças ou em gestão, por exemplo. Todos os alunos têm mentores executivos que os ajudam em áreas como trabalho em equipe, desenvolvimento de carreira e até estilo de vida, através de um programa chamado Fit to Lead, que se concentra no bem-estar físico e mental.

 

6. Desautels Faculty of Management, McGill University – Montreal, Quebec

Duração integral do programa: 20 meses

Custo total do programa: $66,000

O currículo básico integrado da McGill trabalha muito com workshops sobre habilidades como apresentação e análise. No final do primeiro ano, os estudantes fazem uma viagem internacional de estudo de 10 dias, durante a qual encontram executivos e aprendem sobre as condições de negócios locais. Destinos mais recentes incluem Cingapura, Japão e Argentina. Os alunos do programa também  testam suas habilidades no mundo real, que pode ser um trabalho de campo, estágio remunerado ou um intercâmbio internacional. Executivos experientes  de empresas canadenses trabalham como mentores individuais e participam de uma série de palestrantes mensais.

5. Sauder School of Business, University of British Columbia – Vancouver, Colúmbia Britânica

Duração integral do programa: 16 meses

Custo total do programa: $ 52,000

O MBA  integral da Sauder é direcionado principalmente para três segmentos  de carreira – Gerenciamento de Produtos e Serviços, Inovação e Empreendedorismo e Finanças, mas também oferece a opção de  uma carreira personalizada. Essa escola é membro da Rede Global de Gestão Avançada (a GNAM, dona do teste GMAT) uma parceria internacional de 28 escolas de negócios encabeçada pela Yale School of Management. Através da GNAM, os alunos de MBA da UBC podem acessar o ensino conjunto, aulas on-line e programas de intercâmbio. Os alunos também podem combinar seu MBA com um Master of Advanced Management da Yale School of Management.

4. Schulich School of Business, York University  – Toronto, Ontário

Duração integral do programa: 16-24 meses

Custo total do programa: $75,000

A Schulich tem um programa focado em negócios internacionais. A escola tem campus em Pequim e Hyderabad (na Índia), o que atrai gestores internacionais que querem adquirir experiência prática nos países do BRIC. Os alunos podem escolher entre mais de 20 especializações, incluindo ética empresarial, engenharia financeira e gestão sem fins lucrativos, e o recente programa lançado este ano, de mestrado em imóveis e infra-estrutura. Além disso, eles podem participar do Schulich Strategy Field Study, um projeto de consultoria no mundo real, no qual os alunos trabalham numa visão de mercado para uma empresa cliente e apresentam suas recomendações à alta direção. Schulich diz que é um dos poucos programas de MBA que permite aos alunos alternar entre tempo parcial e tempo integral em qualquer momento para acomodar necessidades de estilo de vida e carreira.

3. HEC (Haute École de Commerce) Montréal – Montreal, Quebec

Duração integral do programa: 12 meses

Custo total do programa: $62,00

A escola oferece um programa de MBA generalista, mas fornece uma série de cursos eletivos para atender os interesses dos alunos individuais, entre os quais se destacam o de inovação em  empreendedorismo e o de  gestão internacional. Para os alunos com foco em  ciência e engenharia, a HEC oferece uma opção que combina um MBA e uma graduação em inovação e tecnologia, numa parceria com a faculdade de engenharia na Polytechnique Montréal. Como várias outras escolas de negócios desse ranking,  a HEC, também proporciona aos alunos do MBA a oportunidade de concluir um projeto de consultoria para uma organização específica, e também de realizar um estudo de campo internacional. Os destinos são principalmente  a Índia, Dubai e a China.

2. Ivey Business School, Western University – London, Ontário

Duração integral do programa: 12 months

Custo total do programa: $ 72,155

O programa MBA da Ivey, foca em estudos de caso, fornecendo aos alunos mais de 300 cenários de negócios do mundo real. O programa é intensivo e  acelerado, e por isso mais curto que a média.  A escola também oferece um mestrado duplo de engenharia e MBA. Desde 2010 a Ivey faz parte do programa da CEMS Global Alliance in Management Education,  junto com a  London School of Economics, a HEC de Paris, ESADE de Barcelona e a Bocconi, de Milão.

1. Rotman School of Management, University of Toronto – Toronto Ontário

Duração integral do programa: 20 months

Custo total do programa: $91,000

Líder de reputação entre os programas de MBA do Canadá, considerado também um dos melhores do mundo segundo o Financial Times, a Rotman School é a mais cara do país. E a mais internacional – entre os graduados do ano passado, havia alunos de 35 países. Estudantes que cursam quatro ou mais matérias eletivas nas áreas de contabilidade, economia de negócios, finanças, marketing, gerenciamento de operações e estatísticas, comportamento organizacional / gestão de recursos humanos e estratégia saem com título de especialistas. Com um ano adicional ao programa ainda ganham um mestrado em  direito, assuntos globais e engenharia. A escola ainda oferece programas de mestrado em nível colaborativo na Ásia-Pacífico e estudos ambientais.

Leia o post anterior: MBA no Canadá entre os mais procurados do mundo

 

Related posts

Leave a Comment